sábado, 12 de junho de 2010

MONOTIPIA

Denomina-se monotipia a técnica que utiliza uma placa entintada sobre a qual uma imagem é impressa, tornando-se a cópia única, sendo impossível ser obtido novamente um exemplar igual. Desta maneira, a monotipia situa-se entre as áreas gráficas e o desenho (ou a pintura). Há duas possibilidades de se realizar uma monotipia. Uma delas é deixando marcas na própria placa entintada, que depois serão prensadas junto ao papel, onde a imagem ficará registrada; outra é posicionando cuidadosamente o papel sobre a placa, e no verso do mesmo fazer delicados riscos. Em seguida a folha é erguida, surgindo, no outro lado do papel, a linhatraçada, impressa com a camada fina de tinta.


Na técnica de monotipia, vários materiais podem ser utilizados como suportes: placas de vidro acrílico, placas metálicas, placas de off set, chapas de raio X, fórmicas, acetatos, azulejos, etc.

STENCIL

Também conhecida como “molde vazado” ou “máscara”, a técnica do stencil consiste na obtenção de uma imagem em um suporte a partir de uma forma delineada por corte ou perfuração em uma matriz de papel, papelão, metal, acetato, chapa de raio x ou outros materiais suficientemente resistentes ao corte e à tinta (spray, guache, nanquim, etc).

O pensamento do stencil deve ser um pensamento inverso, como a maioria das gravuras. No caso, o que está vazado na matriz é o que ficará registrado na imagem final.

É possível partir de uma imagem de referência para o corte da matriz (chapa). Antes de se demarcar, na matriz, o desenho do stencil, faz-se o estudo do contraste de luz e sombra da imagem que se utilizará como apoio. As partes "escuras" da imagem terão que ficar vazadas na chapa, para que a tinta passe por elas e se deposite no registro final.

É importante evitar o acontecimento de "ilhas", ou seja, partes que devem ficar em branco isoladas no meio de partes que devem ficar escuras no registro final. Para que isso não aconteça, utiliza-se "pontes" que ligam essas partes em branco ao restante da matriz.













AQUARELA

Composição básica:

Pigmento mineral

Goma arábica (aglutinante)

Água (solvente)

Características específicas:

-Efeitos de velaturas e transparências

-Sobreposição de camadas

-Ausência de pigmentos brancos (o que a difere dos outros tipos de tinta)

-Utiliza-se o branco do papel para seus tons brancos e pálidos

-O pensamento da construção da imagem parte do mais claro para o mais escuro

-A capacidade do papel em absorver e reter as partículas de pigmentos em suas fibras pode influenciar na obtenção de um resultado satisfatório

Para que o papel não se enrugue ou encolha, costuma-se prender as suas beiradas a um suporte mais rígido, utilizando-se fita gomada ou algo que exerça a mesma função.

GUACHE

Composição básica:

Pigmento mineral (adição de pigmento branco)

Goma arábica

Água

Características específicas

-Opacidade

-Capacidade de cobertura total e de transparência (dependendo da quantidade de água adicionada)

-Não necessita de um suporte branco, como é o caso da aquarela.

-A adição de gesso-cré ou blanc fixe ao guache pode proporcionar efeitos de maior brilho, maciez, bem como pode incrementar a cor e os efeitos texturais.

terça-feira, 8 de junho de 2010

MARMORIZAÇÃO

A técnica da marmorização consiste na reprodução, através da pintura, dos aspectos do mármore, com raias e veios que imitam essa rocha. Pode ser realizada utilizando-se vários materiais, mas o mais comum é a tinta a óleo (uma ou mais cores) dissolvida em aguarrás e despejada numa bandeja com água. Quando uma folha de papel resistente é imersa dentro dessa bandeja, o mosaico de cores flutuante na superfície da água é então impresso na superfície do papel.


Passos:


2 - Despeje água em uma bandeja de plástico para cobir 3/4 da mesma
2 - Em um recipiente, misture tinta a óleo com um solvente como o aguarrás até obter uma consistência quase líquida. Você pode usar mais de uma cor, cada uma preparada em um recipiente.


3 - Despeje a mistura obtida sobre a água que está na bandeja
e com um palito disperse-a por toda a superfície.


4 - Coloque o papel na bandeja a partir de um canto e leve-o ao fundo.

5 - Levante o papel de maneira plana para retirá-lo da água.
Parte da tinta terá aderido ao papel, criando o aspecto de mármore.



Efeitos da marmorização:



Links de vídeos com demonstrações da técnica:


http://www.youtube.com/watch?v=QK2vS07dtZI

http://www.youtube.com/watch?v=7B8q3ydZWTY